domingo, 13 de abril de 2014




Inclusão é:
  •  Atender aos estudantes de necessidades especiais da vizinhança da sua residência.
  • Propiciar a ampliação do acesso desses alunos às classes comuns.
  • Proporcionar aos professores das classes comuns um suporte técnico.
  • Perceber que as crianças podem aprender juntas, embora tenham objetivos e processos diferentes.
  • Levar os professores a estabelecer formas criativas com as crianças portadoras de deficiência.
  • Propiciar um atendimento integrado ao professor da classe comum 
  • Ressignificação da educação escolar, garantindo o sucesso para a aprendizagem de todos.  
  • Buscar adaptações curriculares que atendam às necessidades e expectativas do aluno, assegurando uma educação de qualidade para todos.
  • Provisão de recursos de todas as  instâncias governamentais e de iniciativa privada, a fim de garantir o sucesso e a permanência de todos na escola.
  • O rompimento de barreiras arquitetônicas e principalmente atitudinais.
  • Garantia de um projeto pedagógico que possibilite resgatar a cidadania e o direito do aluno, possibilitando a construção de seu projeto de vida.
  • Capacitar à escola para atender a todos os alunos
  • Garantia de apoio e serviços
  • Formação continuada para o professor, com previsão e provisão de recursos necessários a sua capacitação.

Inlusão não é:
  •  Levar crianças às classes comuns sem o acompanhamento do Professor especializado.
  •  Ignorar as necessidades específicas da criança.
  • Fazerem as crianças desenvolverem um processo único de desenvolvimento, ao mesmo tempo e para todas as idades.
  • Extinguir o atendimento a educação especial antes do tempo.
  • Esperar que os professores de classes regulares ensinem as crianças portadoras de necessidades especiais sem suporte técnico.

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