domingo, 13 de abril de 2014

On 16:14 by MAISPAIC   No comments



Por Educação Inclusiva se entende o processo de INCLUSÃO dos portadores de necessidades especiais ou de distúrbios de aprendizagem na rede comum de ensino em todos os seus graus. Através dela se privilegiam os projetos de escola, que apresenta as seguintes características:
  1. Um direcionamento para a Comunidade – Na escola inclusiva o processo educativo é entendido como um processo social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm o direito à escolarização o mais próximo possível do normal. O alvo a ser alcançado é a integração da criança portadora de deficiência na comunidade.
  2. Vanguarda – Uma escola inclusiva é uma escola líder em relação às demais. Ela se apresenta como  a vanguarda do processo educacional. O seu objetivo maior é fazer com que a escola atue através de todos os seus escalões para possibilitar a integração das crianças que dela fazem parte.
  3. Altos Padrões -  há em relação as escolas inclusivas altas expectativas de desempenho por parte de todas as crianças envolvidas. O objetivo é fazer com que as crianças atinjam o seu potencial máximo. O processo deverá ser dosado às necessidades de cada criança.
  4. Colaboração  e cooperação – há um privilegiamento das relações sociais entre todos os participantes da escola, tendo em vista a criação de uma rede de auto-ajuda.
  5. Mudando papéis e responsabilidades – A escola inclusiva muda os papéis tradicionais dos professores e da equipe técnica da escola. Os professores tornam-se mais próximos dos alunos, na captação das suas maiores dificuldades. O suporte aos professores da classe comum é essencial, para um bom andamento do processo de ensino-aprendizagem.
  6.  Estabelecimento de uma infraestrutura de serviços – gradativamente a escola inclusiva irá criando uma rede de suporte para a superação das suas maiores dificuldades. A escola inclusiva é uma escola integrada à sua comunidade.
  7. Parceria com os pais – os pais são os parceiros essenciais no processo de inclusão da criança na escola.
  8. Ambientes educacionais flexíveis – os ambientes tem que visar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos
  9.  Estratégias baseadas em pesquisas – as modificações na escola deverão ser introduzidas a partir das discussões com a equipe técnica, os alunos, pais e professores.
  10. Estabelecimento de novas formas de avaliação – os critérios de avaliação antigos deverão ser mudados para atender as necessidades dos portadores de deficiência.
  11. Acesso – o acesso físico à escola deverá ser facilitado aos indivíduos portadores de deficiência.
  12. Continuidade no desenvolvimento profissional da equipe técnica – os participantes da escola inclusiva deverão procurar das continuidade aos  seus estudos, aprofundando-os.

0 comentários:

Postar um comentário