domingo, 13 de abril de 2014
Hoje
o primeiro impasse para que a Educação Inclusiva tenha uma real significância e
abrangência parte da própria sociedade. A própria comunidade, em sua maioria,
crê que pessoas portadoras de necessidades especiais são incapazes de ser
inseridas no meio da educação. Situações demonstradas mediantecomentários como:
“ele não vai aprender”, “ele não tem condições”, “ele não sabe”, comentários
errôneos e entristecedores.
No
entanto a Prefeitura de Crateús em meio as suas atribuições desenvolve políticas
públicas, mesmo mediante a muita dificuldade, voltadas para a área da Educação
Inclusiva. Algumas escolas da rede municipal e estadual possuem em sua estrutura
salas multifuncionais, que são voltadas ao atendimento de estudantes com
necessidades especiais.
No total
são 11 escolas mais a Pestalozzi que ofertam este tipo de trabalho:
NA ZONA URBANA:
·
Escola de Cidadania Airam Veras
·
Escola de Cidadania Amadeu Catunda
·
Escola de Cidadania Caic
·
Escola de Cidadania Carlota Colares
·
Escola de Cidadania José Freire Filho
·
Escola de Cidadania Mª José Bezerra Melo
·
Escola de Cidadania Padre Bonfim
Na
zona rural há salas multifuncionais em 5 comunidades –Santo André, Corredores, Queimadas,
Curral Velho e Ingá.
Estas
salas assistem 422 pessoas que segundo laudo médico necessitam de uma atenção
especial. O atendimento é mediado por Professores que passa por formação
mensal, visando, assim, uma melhor qualificação do profissional envolvido em
prestar este serviço.
As
escolas que possuem sala multifuncional possuem intérpretes e cuidadores de
acordo com a necessidade existente. Além disso, há 9 intérpretes, 11 cuidadores
e aproximadamente 17 profissionais com formação na área que atuam em escolas que não possuem a sala
multifuncional. Estes profissionais compõem
um grupo denominado NAPE (Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado)
A
rede também conta com o AEE – Atendimento Educacional Especializado – que é oferecido
por uma psicóloga, uma fonoaudióloga, uma psicopedagoga e professores especialistas.
Freqüentamos
três instituições que prestam este atendimento. A escola de Cidadania José
Freire Filho, a Escola de Cidadania Caic e
a Pestalozzi de Crateús, para verificarmos este trabalho sendo feito em
prática. Notamos que as atividades realizadas são gratificantes e tem muito a
contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. São ofertadas
aulas que possibilitam a ampliação do conhecimento: música, dança, contação de
história, artes, canto, meio ambiente, matemática, informática. O contato com material tátil, emborrachado, massa de modelar
nestas aulas, reforça o âmbito cognoscitivo.
Percebemos
que as escolas, em sua maioria, possuem aspectos estruturais que dificultam a
realização deste trabalho. Afinal, as instituições não possuem em sua estrutura
condições que viabilizem um portador de necessidade realizar e desenvolver de
forma autônoma atividades. Mesmo mediante a estas barreiras notamos que o
trabalho é atuante e que existem muitos profissionais envolvidos com a causa,
desempenhando de forma brilhante o seu trabalho, mesmo mediante a toda
dificuldade.
Antônio Flávio Mendes Sales
Willian Rodrigues Lopes
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