domingo, 13 de abril de 2014

On 15:38 by MAISPAIC in ,    No comments


Hoje o primeiro impasse para que a Educação Inclusiva tenha uma real significância e abrangência parte da própria sociedade. A própria comunidade, em sua maioria, crê que pessoas portadoras de necessidades especiais são incapazes de ser inseridas no meio da educação. Situações demonstradas mediantecomentários como: “ele não vai aprender”, “ele não tem condições”, “ele não sabe”, comentários errôneos e entristecedores.
No entanto a Prefeitura de Crateús em meio as suas atribuições desenvolve políticas públicas, mesmo mediante a muita dificuldade, voltadas para a área da Educação Inclusiva. Algumas escolas da rede municipal e estadual possuem em sua estrutura salas multifuncionais, que são voltadas ao atendimento de estudantes com necessidades especiais.
No total são 11 escolas mais a Pestalozzi que ofertam este tipo de trabalho:
NA ZONA URBANA:
·         Escola de Cidadania Airam Veras
·         Escola de Cidadania Amadeu Catunda
·         Escola de Cidadania Caic
·         Escola de Cidadania Carlota Colares
·         Escola de Cidadania José Freire Filho
·         Escola de Cidadania Mª José Bezerra Melo
·         Escola de Cidadania Padre Bonfim
Na zona rural há salas multifuncionais em 5 comunidades –Santo André, Corredores, Queimadas, Curral Velho e Ingá.
Estas salas assistem 422 pessoas que segundo laudo médico necessitam de uma atenção especial. O atendimento é mediado por Professores que passa por formação mensal, visando, assim, uma melhor qualificação do profissional envolvido em prestar este serviço.
As escolas que possuem sala multifuncional possuem intérpretes e cuidadores de acordo com a necessidade existente. Além disso, há 9 intérpretes, 11 cuidadores e aproximadamente 17 profissionais com formação na área  que atuam em escolas que não possuem a sala multifuncional.  Estes profissionais compõem um grupo denominado NAPE (Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado)
A rede também conta com o AEE – Atendimento Educacional Especializado – que é oferecido por uma psicóloga, uma fonoaudióloga, uma psicopedagoga e professores especialistas.
Freqüentamos três instituições que prestam este atendimento. A escola de Cidadania José Freire Filho, a Escola de Cidadania Caic e  a Pestalozzi de Crateús, para verificarmos este trabalho sendo feito em prática. Notamos que as atividades realizadas são gratificantes e tem muito a contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. São ofertadas aulas que possibilitam a ampliação do conhecimento: música, dança, contação de história, artes, canto, meio ambiente, matemática, informática. O contato com  material tátil, emborrachado, massa de modelar nestas aulas, reforça o âmbito cognoscitivo.
  Percebemos que as escolas, em sua maioria, possuem aspectos estruturais que dificultam a realização deste trabalho. Afinal, as instituições não possuem em sua estrutura condições que viabilizem um portador de necessidade realizar e desenvolver de forma autônoma atividades. Mesmo mediante a estas barreiras notamos que o trabalho é atuante e que existem muitos profissionais envolvidos com a causa, desempenhando de forma brilhante o seu trabalho, mesmo mediante a toda dificuldade.
Antônio Flávio Mendes Sales
Willian Rodrigues Lopes

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